domingo, 24 de outubro de 2010

Lavar ou não lavar os tecidos?...

Oi, amigas!
Sempre me perguntam se eu lavo meus tecidos antes de usá-los. Conheço muitas pessoas que não têm esse costume, compram o tecido e já usam em seus trabalhos.
Quando comecei meu curso de patchwork, aprendi que os tecidos devem sim, ser lavados antes do uso e comecei a fazer isso desde o início, foi minha sorte, porque depois, em pouco tempo temos uma quantidade tão grande de tecidos, que seria impossível colocar isso em prática.
Realmente não é uma tarefa fácil quando se compra uma quantidade grande de tecidos, mas é muito importante e faz toda a diferença, sim!
Toda vez que chego em casa com tecidos novos, já os lavo. Pego os tecidos um a um (não os misturo na mesma água), coloco um de cada vez em uma bacia com água, dobrado, para não amassar muito e deixo de molho por um tempo. Isso faz com que o tecido encolha o que tiver que encolher e... outra grande preocupação... solte tinta, se for o caso.
Dias atrás comprei tecidos e como de costume fiz a pré-lavagem. Olhem o que aconteceu com alguns tecidos...








Este tecido ainda consegui recuperar, troquei a água várias vezes e nas últimas trocas coloquei sal com a água, até que parasse de soltar tinta.
Agora, este outro...





Não teve salvação!! Foram três dias trocando água, colocando sal, vinagre.. e nada. A cada troca a água saía pretinha!! Perdi dois metros de tecido!! Muito triste,... muito triste.. :(
Agora, imaginem se eu chegasse em casa e fizesse um trabalho maravilhoso de aplicação em uma toalha branca com este tecido?? É esse o risco que se corre ao usar tecido sem lavar.
Acho que a pré-lavagem faz parte do cuidado, da preocupação com a qualidade do trabalho.

 Mudando um pouco de assunto, no post anterior, mostrei partes do processo, quando escolhemos tecidos e acessórios para um novo trabalho. Agora vou mostrar fotos do trabalho pronto, como prometi.




São carteiras, com várias divisões para cartões, documentos, dinheiro, etc.
Espero que tenham gostado e não se esqueçam... lavar sim, sempre!!
Beijos,
Dri.

4 comentários:

Lorena disse...

Minha avó e minha mãe também me ensinaram a vida inteira a fazer isto, sempre molhar os tecidos dobradinhos para ver se soltam tinta e para encolherem o que for de direito,rsrs...amei seu blog e seus trabalhos, passe lá em casa, koysas-ogionih.blogspot.com, bjocas.

Tecendo Sonhos disse...

Dri querida, vim te conhecer!! hehhe
E logo de cara me dou com este blog gostoso e com um post util demais!! Também lavo todos os meus tecidinhos!! Imagina perder um trabalho por conta de manchas?? Ta louco!! Teve uma vez que comprei um vermelho da Eva e Eva que levou qse uma semana para parar de sangras... afffe fiquei louca!! kkkkk
Quanto a colcha, pois é.... acho que sou meio maluquinha pra encarar esta empreitada... mas fazer o que?? Eu gostuuuu!! hehhe
Beijocas e parabéns pelas carteiras estão lindas!!
Beijocas
Andreza

Raquel Leal disse...

Ola, estava aqui pensando em LAVO OU NÃO LAVO, depois de ver suas fotos, vou para o tanque agora! Beijocas,lindas peças.

Unknown disse...

Estou começando a fazer artesanato muito obrigado por suas dicas e idéias vou já lavar meus paninhos